Higiene natural para bebês, como fazer?

Higiene natural para bebês – Nossa primeira roupa.

Fomos contaminad@s por substâncias sintéticas ainda no útero de nossas mães. Sim, há décadas gerações vêm sendo intoxicadas involuntariamente por químicos altamente nocivos. Há décadas que cientistas fazem esse alerta. E também há décadas que são ignorados.  O que não se pode mais negar é que as consequências drásticas desse ciclo de poluentes é uma realidade assustadora.

higiene natural para bebes no uteroO que se pode prevenir com a higiene natural para bebês

Autismo, déficit cognitivo, hiperatividade e dislexia são distúrbios cada vez mais frequentes em nossas crianças. Muitos estudos relacionam diretamente os produtos químicos a essa neurotoxidade. Anomalias e problemas relacionados ao sistema reprodutor e à fertilidade também possuem relação com essa exposição a substâncias sintéticas. Substâncias essas que são tóxicas e cumulativas no organismo humano.

Somos, assim como nossas crianças, reféns dessa toxidade, mas isso não significa dizer que estamos para sempre condenad@s a ela. Pelo menos não nessa intensidade que somos submetid@s. É possível melhorar a nossa qualidade de vida e a d@s noss@s filh@s nutrindo melhor e fazendo um detox via pele. Ambos por meio de produtos mais naturais e biodegradáveis possíveis. Isso vale para alimentação, higiene, medicamentos…

Detox antes da concepção

Para minimizar os impactos da contaminação sintética nos bebês, além de o processo de detox que o casal pode fazer seis meses antes da gestação (pelo menos). Esse detox é melhor ser mantido durante a gravidez, com continuidade a esse cuidado quando a criança nasce. Inclusive linha Calmante da Bioart ajuda a relaxar, nesse momento, por ser rica em óleo essencial de lavanda. Inclusive a Bela Gil indica a Água Bionutritiva Calmante para as mamães e os bebês. Assim fica mais claro que essa atenção não se limita a uma alimentação mais natural. Toda atenção também se estende a uma higiene saudável, com produtos de higiene naturais.

Mais informações aqui sobre o detox pré-concepção.

O melhor hidratante do mundo

mother-hugging-a-vernix-covered-newbornA mesma atenção deve se manter ao nascimento do bebê, mas no quesito higiene devemos priorizar o cuidado com a pele de forma 100% natural. O recém-nascido nasce com o melhor creme hidratante do mundo: o vernix caseoso. Este é um biofilme protetor, que recobre o recém nascido ao nascer e confere uma barreira mecânica contra bactérias. Essa substância poderosa, inclusive,  tem chamado a atenção da ciência cosmética e outras disciplinas. Tanto a indústria cosmética quanto a farmacêutica estão tentando sintetizar uma reprodução dessas propriedades “milagrosas” encontradas no vérnix. A natureza sempre nos surpreende pela sabedoria.

Além disso, estudos recentes apontam que algumas práticas de higiene podem afetar a saúde do bebê, e sugerem que o banho pode ser espaçado em até 4 dias, desde que as pregas, cordão e área de fraldas sejam higienizadas.

Cuidado também com os produtos de limpeza

Os produtos de limpeza, sobretudo os sintéticos, têm seu poder de limpeza acompanhado com a capacidade de irritar a pele, mesmo os infantis. Portanto, uma exposição a toxinas totalmente desnecessária. Durante a sua vida, pela sua saúde e pela preservação da água prefira produtos naturais. Vinagre, álcool, bicarbonato e sabão de coco são opções incríveis de eficácia e pelo valor em conta. Mas é no momento que decide engravidar e ainda mais quando está gestando ou recebendo seu bebê é que a atenção redobra ao evitar sintéticos.

Nossa pele, nosso filtro

Pesquisas também revelam que entram mais toxinas no nosso organismo por via dérmica do que por alimentação, por isso essa contaminação tópica é pior porque a pele absorve diretamente tudo o que passamos sobre ela, diferentemente dos alimentos que sofrem atuação das enzimas. Portanto, biocosméticos são fundamentais para uma boa saúde.

Órgão dos sentidos e a higiene natural para bebês

A pele, além de ser o maior órgão do corpo humano, é também um órgão dos sentidos, por isso ela merece atenção especial. Inclusive, o primeiro órgão dos sentidos funcionando completamente  no ser humano, ainda no útero, é sua pele embrionária com múltiplas funções, entre as quais a mais importante é a sensação de toque.

Os biocosméticos nos ensinam quais as necessidades reais da pele.  O médico alemão Dietrich Gümbel, em seu livro “Fundamentos da Terapia Holística com Óleos Essenciais das Plantas, diz que “o cuidado terapêutico com a pele é também promoção de consciência e contribui para o desenvolvimento do homem em uma nova dimensão, que é a percepção integral dele mesmo, da unidade do corpo, alma e mente”.

Limpeza e higiene natural para bebês na Caule

A Caule disponibiliza fraldas ecológicas Herbia Baby, produzida com bioplástico compostável, matérias primas renováveis, livre de perfumes e hipoalergênica; linha de sabonete e gel dental Natural Baby, da Suavetex, e Gel dental Baby sem flúor, da Boni Natural.  Ambas as linhas com matérias-primas orgânicas e naturais, sem corantes, sem conservantes, sem parabenos, sem sulfatos e sem químicas desnecessárias à eficácia do produto; óleo perfumado Tranquilidade, da Bioart, que é indicado para substituir perfume e acalmar o bebê e, sabão de coco biodegradável para roupas delicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *