Filmes no Netflix: Biografias de Mulheres em Março 2020

Filmes no Netflix de 2020 com biografia de mulheres pelo mês das mulheres é um post que eu procurei e não achei. Como dizem que quando há um silêncio e esperamos alguém falar pode ser a nossa vez, resolvi escrever. Afinal sou cinéfila faz anos e até cineclube já promovi quando tinha o espaço de Yoga e terapias: “Triambakam Arte, Ciência e Espiritualidade” num passado não tão distante, em Itajaí, Santa Catarina.

De curadoria também entendo, não é a toa que a Caule é especializada em curadoria de cosméticos naturais e veganos… já viu a nossa loja? Dá uma espiada aqui

Eu amo assistir um bom filme, quem não ama?

Um bom filme nutre a alma, o coração e até o corpo… Não é? Ao lado de uma boa companhia ou só é sempre uma delícia sentar confortavelmente e entrar em outra realidade. Para mim é uma das formas de vestir outras peles e portanto desenvolver mais empatia. 

Como sou atriz não gosto de assistir ou divulgar filmes que estão sendo distribuídos sem que os artistas estejam sendo remunerados, como é o caso do YouTube e afins. Com isso, limitam-se as opções ao cinema, que amo, mas que nesse momento de quarentena pelo Coronavírus (Covid-19) está inviável, restam o Netflix e filmes alugados pelo YouTube, Amazon… Experimentei o Mubi que é um Netflix mais cult mas não gostei da curadoria.

Também não gosto de divulgar multinacionais, ainda mais as estadounidenses, mas quais alternativas?

Escolhi entre essas duas opções, a que é multinacional mas que remunera os artistas.

Ainda sonho com uma plataforma de filmes latinos de todos os tempos. Tantos filmes maravilhosos e que sinto que nunca terei oportunidade de assistir… pela primeira ou próxima vez… Quem aí sonha comigo?

Adoro biografias porque sempre me parece que a vida é a melhor roteirista, haja visto esse momento de pandemia mundial de coronavírus… As três biografias são de mulheres bem diferente e com vidas bem diferentes, então talvez goste de todas se tem mais curiosidade ou talvez só se identifique com aquela com o qual se identifica mais. 

Bora fazer pipoca orgânica com óleo de coco orgânico e entrar em outra realidade?

A Arte de Amar (Sztuka kochania. Historia de Michaliny Wislockiej) 2017

 

Filmes no Netflix: A Arte de Amar

Gostei muito de estudar a vida e a pesquisa de Wilhelm Reich que pode parecer que não, mas tem tudo a ver com política. Esse filme aborda questões relacionadas a ambos: política e sexualidade,  como Reich abordou. Pode parecer a princípio que estão a anos luz de distância e é o que querem que pensem mesmo. Mas a política determina muito do que temos liberdade ou não de fazer em todos os âmbitos da nossa vida. Nos países onde hoje as mulheres usam nicabe (burca que só revela os olhos) há alguns anos  atrás usavam mini saia…

Muito bom encontrar uma mulher que já se defrontou e enfrentou esse tema. Muito importante termos referências femininas em todos os temas, especialmente em termos de sexualidade. 

Em pleno regime comunista, uma ginecologista polonesa luta contra a censura para conseguir publicar seu livro. Ela defende o direito das mulheres à uma sexualidade satisfatória e saudável.  Tudo isso em um contexto crítico à tradição vigente. Todavia, apesar das dificuldades enfrentadas, a circulação de seu material escrito gera interesse imediato e inicia uma revolução sexual no interior de seu país. Apesar de comunista na época, a Polônia ainda estava profundamento orientada nos valores tradicionais da igreja católica.

Vou parar por aqui para não dar spoiler e coloco o link para ir direto ao filme

A Mulher Mais Odiada dos Estados Unidos (The Most Hated Woman in America) – 2017 – Estados Unidos

Filme no Netflix: A mulher mais odiada dos Estados Unidos

A mulher mais odiada dos Estados Unidos conta a história verídica de uma mulher ateia que por buscar mais liberdade em termos de crença ou não crença e acaba vivendo o inferno na terra.

Engraçado como as pessoas que seguem religiões que pregam o amor acima de tudo as vezes podem disseminar tanto ódio. Estejamos muito atentas a nossa conduta, né?!

Na década de 1960, a ativista ateísta Madalyn Murray O’Hair decidiu lutar contra a religiosidade de seu país com o objetivo de criar uma sociedade mais laica ao conseguir que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubasse a obrigatoriedade da leitura da Bíblia nas escolas públicas. No entanto, este ato político gerou uma verdadeira onda de perseguições e ódio que Madalyn nunca pôde prever.

Aqui o link para o filme no Netflix

Jane: a Mãe dos Chipanzés (Jane) – 2017 – Estados Unidos

Não é a toa que esse filme está no blog da Caule eco.lógicos, a Jane é uma das mulheres que dedicou a vida ao estudo dos animais, mais especificamente dos chipanzés.

Filme no Netflix: Jane

Eu adoro o gênero documentário e para quem gosta vai gostar de conhecer mais da Jane e da sua relação com os nossos irmãos chipanzés. E sabe que eu tenho uma amiga muito próxima que também é primatóloga, a Fernanda Paim, que trabalha no Instituto Mamirauá e hoje é doutora no assunto. Ela trabalha com o Macaco de Cheiro da Cabeça Preta. 

O documentário retrata o estudo pioneiro de Jane Goodall com chimpanzés no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia. Usaram principalmente as mais de cem horas de gravações inéditas feitas pelo cinegrafista Hugo Van Lawick. Hugo estava a serviço da National Geographic Society, nos anos 1960. 

Considerada a maior especialista do mundo na espécie, Jane teve seu primeiro contato com os animais sem qualquer experiência anterior em trabalho de campo e dedicou sua vida inteira às pesquisas.

Aqui o link para o filme no Netflix

The end

Sim, só filmes europeus e estado-unidenses, mas de filmes no Netflix é o que nos resta…

Quem aí se habilita a fazer outra plataforma de filmes, uma plataforma latina, como falei no início…

Espero que tenham boas horas de prazer e aprendizado com essas mulheres inspiradoras e  que se sintam mais fortalecid@s com a trajetória delas.

Ah! E se gostou das dicas, manda para alguma amiga que pode tá precisando também desse plim de inspiração na sua vida nesse momento de reclusão involuntária! Clique aqui se quiser ver as minhas reflexões sobre o Coronavírus ao entrar em quarentena (também chamada de distanciamento social – esse  conceito merece  um outro post….).

E agora…

🧺 clique aqui e veja o que selecionamos pra você de produtos naturais e veganos na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!

👯‍♀ clique aqui para conferir lojas e mulheres que revendem aí perto para deixar a sua vida, a delas e o mundo melhor!

🙆🏻‍♀📦💁🏽‍♀ clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.

Outros posts relacionados:

Me tirem do tédio com propósito!

Como fazer um mundo melhor?

Desodorantes naturais sem riscos para a saúde e o ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *