21 opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa

Muito provável que é pela natureza, especialmente pelas praias que vem para Florianópolis! Não é?! Mas, opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa para antes e depois da praia ou trilha são bem vindas!

Um turismo mais sob medida é possível com opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa.

Visitar pontos turísticos nas cidades que vou já não é prioridade pra mim faz muito tempo. Tenho interesses mais específicos e sempre garimpo opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais, em Floripa, onde vivo, não poderia ser diferente.

Parece que estou apta a escrever esse post porque: 1. Apesar de já fazer tempo, me formei em turismo, sou turismóloga. Meu foco foi em turismo sustentável e turismo agroecológico.  2. Escolhi Floripa como minha cidade natal (hehe), faz uns 8 anos. Em Floripa acho fácil encontrar versões integrais e vegetarianas, veganas ainda nem tanto, mas com certeza é mais fácil que na maioria das capitais brasileiras. Então fique de boa! 😉

Mas quando buscamos opções veganas em outra cidade, é ótimo outras opções além de locais para comer, afinal não só de se alimentar que vive uma pessoa vegana, natureba ou/e cult. Ainda mais se for uma pessoa sensível e inteligente.

Para esclarecer os marinheiros de primeira viagem em Floripa: o norte da ilha é mais convencional e o sul da ilha a partir da Lagoa da Conceição tem mais opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa.

Vamos às opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa:

Comer:

1. Ahimsa Vegan Burgers – Lagoa da Conceição

O Ahimsa nasceu no verão de 2016 no Food Park  e se mudou para a rua ao lado (Rua Manoel Isidoro da Silveira, 450).  Melhorou a infra que está mais confortável e a proposta cada mais engajada com o veganismo. É na rua paralela ao do Caule Ecosalão.
Abrem à noite, portanto é um paraíso noturno para os veganos e vegetarianos já que bem sabemos que são raras as opções noturnas.
Aproveite as noites quentes para um hamburguer bem servido mas que cai muito bem!

Terça à Sábado das 18:00 às 23:15
Domingo: 17:00 às 22:30

2. Espaço Nutrir Corpo Mente Espírito – Lagoa da Conceição

O Espaço Nutrir tem almoço e café vegano. O local é muito agradável, dentro do centro Cultural Sol da Terra.
De segunda à sábado das 11:30 às 18:00 e domingo das 12h às 15h.

3. Restaurante Kulturas – Centro

Já comi várias vezes no Restaurante Kulturas e os pratos são criativos e diversificados. Buffet vegano e vegetariano de segunda à sexta das 11h às 14h no Condomínio Top Tower na Rua Esteves Júnior, 50, Loja 7.

4.  Mercado Sehat – Campeche e Centro

No Mercado Sehat tem uma boa variedade de produtos orgânicos num espaço bonito e agradável (o foco não é em vegetarianos e nem veganos, é em orgânicos). Na matriz no Campeche encontrará parte da nossa seleção de produtos naturais/orgânicos/lixo zero).

5. Grão Mestre naturais e orgânicos

Grão Mestre é a primeira loja de produtos naturais e orgânicos no Rio Tavares (Sul da Ilha). Casinha de madeira super charmosa com excelente estacionamento. E tem feira de orgânicos toda segunda-feira das 8h às 13h. Aberta de segunda à sexta das 8h às 20h e nos sábados fecha às 18h.

Um ótimo lugar para fazer um lanchinho, natural, orgânico, vegetariano ou vegano nas mesinhas coloridas em frente a loja.

No Grão Mestre também encontra nossa seleção de produtos de higiene, beleza, limpeza ecológicos e produtos lixo zero.

6. Feiras – Opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa

Ecofeira da Lagoa

Passe um sábado pela manhã e conheça a mais tradicional feira de orgânicos de Floripa e personagens pioneiros dessa causa como o Glaico Sell. A Chef Lia Toss que tem o empório de orgânicos no Canto da Lagoa, também com uma parte da nossa seleção de produtos, expõe também na feira. Levam todo o freezer com as deliciosas massas artesansais congeladas.
Das 6h às 12h, na Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

Mais feiras de orgânicos em Floripa, Feira:
da UFSC – quarta-feira, a partir das 6h às 18h, no campus central – Carvoeira
do CCA (UFSC) – sexta-feira, a partir das 8h às 12h30 – Centro de Ciências Agrárias – Rua Roberto Sampaio Gonzaga – Itacorubi
da Armação – sábados, a partir das 7h, Trevo de acesso à Armação – Praia da Armação
de São José – primeiro domingo de cada mês, no Centro Histórico de São José – Feira de artes, variedades e antiguidades.

7. Feira Viva a Cidade – Feira de Artes, Variedades e Antiguidades

A Feira Viva a Cidade funciona todo sábado das 9 às 14h no centro da cidade
Para quem conhece o Brique da Redenção em Porto Alegre, a proposta é bem parecida em escala menor. Um ótimo lugar para encontrar produtos típicos, originais, antigos e exclusivos para se presentear ou presentear algum ser de estimação.

8. Feira da Lagoa – Feira de Artesanato Local

A Feira da Lagoa acontece ao lado do Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), na Lagoa da Conceição (48) 3232-1514
Domingos das 17h às 23h (horário de verão) Fora da temporada, a feira fica das 15h às 20h.

Cultura – Opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa

9.  O Araça Botequim – Lagoa da Conceição

O Araça tem espaço, atendimento e música local de excelente qualidade. Há 2 ruas de nós dá pra aproveitar o look novo e exalar os perfumes naturais, curtir boa música e beber na saída!
Choro, Jazz, Samba e Musica autoral.
Exposições de arte mensais.

Rua Manoel Severino de Oliveira, 19
De terça à domingo de 18 às 00 h

10. Santo Antônio de Lisboa

O bairro é um dos bairros tradicionais à beira mar e com vista para o continente. Como todos querem apreciar a paisagem tem muitas opções de restaurantes e bares com vista para o mar e também com culinária típica, ou seja, com peixe e afins.  Não conheci opções veganas, orgânicas e ecológicas, só culturais mesmo. Se conhecer opções vegetarianas e veganas nos conte. Mantenha a expectativa apenas para a cultura e não esqueça a marmita veg.

11. Caule Ecosalão – Lagoa da Conceição

Nosso Caule Ecosalão é um dos primeiros e únicos salões de beleza ecológicos do Brasil. E só poderia estar em Floripa, a capital mais natureba do país. Não é? No bairro que reúne tantas paisagens paradisíacas.
É uma das opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais na ilha. Todos os produtos que usamos e vendemos, são da nossa seleção Caule. Tudo vegano, natural e muitas vezes com certificação de orgãnico. A parte das opções culturais em Floripa vem pelos acessórios da Artista Clá Bianchin e os pingentes aromatizadores pessoais de cerâmica da Caule em parceria com a Joias de Terra. A Joias de Terra produz acessórios de cerâmica.

Estamos na Rua Afonso Luiz Borba, 300 e abrimos de terça à sábado das 10 às 18h marque um horário pra experimentar.

12. Mercado São Jorge

O Mercado São Jorge é um espaço de vendas de hortifruti orgânicos e outros empreendimentos. Tem livraria, café, loja de produtos artesanais, restaurante (com opções veganas) e a nossa parceira Loja Belverde. A Belverde oferece biocosméticos, uma das primeiras lojas do país especializada. O Mercado também é um dos locais inovadores de Floripa porque é uma mistura de Shopping com Feira. Ali encontra a linha de limpeza de coco da Milão, que distribuímos.
Funciona de segunda à sexta das 9h às 22h e sábados das 9h às 18h
Rua Brejaúna, 43, Itacorubi

NOVA UNIDADE: Rua Bocaiuva, 2186

Fundacao Badesc13. Cineclube BADESC – grátis

Cineclube Badesc é meu xodó. Cinema de ótima qualidade – cada sessão um filme cult diferente.
A sala é pequena e bem conchegante, bem no centro de Florianópolis. É na Fundação Cultural Badesc, prédio histórico, lindo e bem preservado.
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro (48) 3224 8846

14. Cinema – Centro Integrado de Cultura – grátis

O CIC é um espaço de exposições, shows e cinema, esse é gratuito.
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica

15. Projeto Amanhecer

Se você veio passar um tempo maior poderá desfrutar além de opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa de opções yoguicas e terapêuticas.
Terapias, Yoga e AcroYoga grátis no Projeto Amanhecer. Num prédio de dois andares cheio de salas no pátio do Hospital Universitário, o HU. O Projeto é totalmente dedicado a terapias alternativas e complementares, terapias em grupo , Yoga e AcroYoga. No total mais de 60 modalidades, tudo gratuito, com uma inscrição bimestral o line. Fique atento ao dia da inscrição e não reclame que faltam oportunidades de evoluir e amadurecer com tantos profissionais dedicados à causa em Floripa.

16. Pacuca

É o Parque Cultural do Campeche com Horta Comunitária
Aqui aparece o engajamento comunitário por um mundo melhor em Floripa!
Campo da Aviação – Campeche

17. Casa de Noca – agora itinerante

A Casa de Noca produz shows com música ao vivo com músicos regionais e nacionais em ritmo de samba, forró, jazz e por aí vai.

No rádio – Opções culturais em Floripa

18. Rádio Campeche 98,3

A Rádio Campeche é uma rádio comunitária. Existe desde 1998 por iniciativa da comunidade do bairro
Para ouvir clique aqui.

19. Rádio UDESC 100,1

Rádio da Universidade do Estado de Santa Catarina
Primeira rádio educativa e pública do Estado
Para ouvir clique aqui.

Na TV – Opções culturais em Floripa

20. TV Vento Sulvento sul

TV Vento Sul é um canal no You Tube. E é uma TV que é veiculada por diversas televisões espalhadas em pontos comerciais ou postos de saúde. Um dos pontos é o Caule Ecosalão.
Assim a TV se apresenta: “Somos um canal produtor e transmissor de conteúdo que retrata a comunidade local”. Multiplicador cultural. Descobrir , valorizar e contar as histórias locais é nossa missão. Representatividade e empoderamento, o objetivo. Realizar filmes nosso caminho. O caminho é a viagem! Boa viagem!”

21. TV Floripa

TV Floripa Comunitária de Floripa, com vários documentários e alguns programas com entrevistas locais.

Espero que possa aproveitar pelo menos algumas das opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa!

Aproveitando as opções veganas, orgânicas, ecológicas e culturais em Floripa ajuda a fomentar, fortalecer e multiplicar essas alternativas e um mundo melhor. Sem falar no bem danado que te faz em termo de nutrição física e cultural! Não é?

E agora…

🧺 clique aqui e veja o que selecionamos pra você de proteção solar na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!

👯‍♀ clique aqui para conferir lojas e mulheres que revendem aí perto para deixar a sua vida, a delas e o mundo melhor!

🙆🏻‍♀📦💁🏽‍♀ clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral  para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor. Esse pode ser um trabalho em Floripa ou em qualquer outro lugar do Brasil.

Outros posts relacionados:

Filtro Solar: Usar ou não usar – Eis a questão

Protetor solar e impacto nos oceanos

Saiba como prevenir, socorrer e tratar lesões com águas vivas (medusas)

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *