Óxido de zinco no protetor solar físico

Se está pesquisando sobre óxido de zinco no protetor solar é porque sua pesquisa já avançou bastante. Parabéns! Deve ser uma pessoa comprometida com a sua saúde. E provavelmente  também com a saúde coletiva, dos animais e do planeta. Se ainda não, esses provavelmente serão seus próximos passos!

Talvez tenha visto algumas publicações alertando sobre os riscos do óxido de zinco nos filtros solares e surgiram dúvidas e apreensões. #tamojunto Fui pesquisar mais a fundo a questão e seguem as minhas descobertas!

O óxido de zinco nos protetores solares físicos

Todos rótulos que li de protetores solares físicos ou naturais continha: Óxido de Zinco ou Dióxido de Titânio, ou ainda ambos.
Óxido de zinco (ZnO) e Dióxido de Titânio (TiO2) ocorrem naturalmente como pós brancos e espessos.

Óxido de zinco

E a ANVISA com isso?

O Óxido de Zinco e o Dióxido de Titânio são os ingredientes que funcionam como filtro solar físico e são aceitos pela ANVISA.  São os únicos ingredientes que não tem limite de concentração na lista em que a maior concentração aceita é 15% nesse órgão regulador. O limite de concentração na fórmula estipulado pela ANVISA é justamente para prevenir intoxicação. E olha que a ANVISA permite muitas substâncias com as quais não concordamos. Confira a lista com a concentração permitida:

Lista de Filtros Ultravioletas permitidos para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes na ANVISA:

Nº ORD Substância (NOME INCI) Máxima Concentração Autorizada
1 Sulfato de Metila de N, N, N- trimetil – 4-(2,oxoborn – 3 – ilidenometil) anilínio CAMPHOR BENZALKONIUM METHOSULFATE 6,00%
2 3, 3` – (1, 4 – fenilenodimetileno)bis (ácido 7, 7 – dimetil – 2 – oxo – biciclo – (2.2.1) 1-heptilmetanosulfônico e seus sais TEREPHTALYLIDENE DICAMPHOR SULFONIC ACID (e SALTS) 10% (expresso como ácido)
3 1 -(4 – terc – butilfenil) – 3 – (4 -metoxifenil) propano – 1, 3 – diona BUTYL METHOXY DIBENZOIL METHANE 5,00%
4 Ácido alfa – (2 – oxoborn – 3 -ilideno) tolueno – 4 – sulfônico e seus sais de potássio, sódio e trietanolamina BENZYLIDENE CAMPHOR SULFONIC ACID e SALTS 6% (expresso como ácido)
7 2 – Ciano – 3, 3´- difenilacrilato de 2 -etilexila OCTOCRYLENE 10% (expresso como ácido)
8 4 – Metoxicinamato de 2 – etoxietila CINOXATE 3,00%
9 2, 2` – dihidroxi – 4 – metoxibenzofenona BENZOPHENONE – 8 3,00%
10 Antranilato de mentila METHYL ANTRANILATE 5,00%
12 Salicilato de trietanolamina TEA SALICILATE 12,00%
14 2, 2`, 4, 4` Tetrahidroxibenzofenona BENZOPHENONE – 2 10,00%
15 Ácido 2 – fenilbenzimidazol – 5 – sulfônico e seus sais de potássio, sódio e trietanolamina PHENYLBENZYLIMIDAZOL SULFONIC ACID (e SODIUM , POTASSIUM ,TEA SALTS ) 8% (expresso como ácido)
16 4 – Metoxicinamato de 2 – etilhexila OCTYL(ou ETHYLHEXYL) METHOXYCINNAMATE 10,00%
17 2 – Hidroxi – 4 – metoxibenzofenona (Oxibenzona) BENZOPHENONE – 3 10,00%
18 Ácido 2 – hidroxi – 4 – metoxibenzofenona – 5 – sulfônico e seu sal sódico (Sulisobenzona e Sulisobenzona sódica) BENZOPHENONE – 4 (ACID) BENZOPHENONE – 5 (Na ) 10% (expresso como ácido)
19 Ácido 4 – aminobenzóico PABA 15,00%
20 Salicilato de homomentila HOMOSALATE 15,00%
21 Polímero de N – {(2 e 4)[(2 – oxoborn – 3 -ilideno) metil] benzil} acrilamida POLYACRYLAMIDOMETHYL BENZYLIDENE CAMPHOR 6,00%
22 Dióxido de titânio TITANIUM DIOXIDE Sem limite
24 N – Etoxi – 4 – aminobenzoato de etila PEG – 25 PABA 10,00%
25 4 – Dimetil-aminobenzoato de 2 -etilhexila OCTYL(ou ETHYLHEXYL )DIMETHYL PABA 8,00%
26 Salicilato de 2- etilhexila OCTYL(ou ETHYLHEXYL )SALICILATE 5,00%
27 4 – Metoxicinamato de isopentila ISOAMYLp -METHOXYCINNAMATE 10,00%
28 3 – (4` – metilbenzilideno) – d – l -cânfora 4 – METHYL BENZYLIDENE CAMPHOR 4,00%
29 3 – Benzilideno cânfora 3- BENZYLIDENE CAMPHOR 2,00%
30 2, 4, 6 – Trianilin – (p – carbo – 2`- etil -hexil – 1` – oxi) – 1, 3, 5 – triazina OCTYL ( ou ETHYLHEXYL) TRIAZONE 5,00%
31 Óxido de zinco ZINC OXIDE Sem limite
32 2-(2H-benzotriazol-2-il)-4-metil-6-{2-metil-3-(1,3,3,3,-tetrametil-1-((trimetilsilil)oxi)-disiloxanil)propil}fenol DROMETRIZOLE TRISILOXANE 15,00%
33 Ácido benzóico,4,4`-[[6-[[4-[[(1,1-dimetil-etil)amino]carbonil]fenil]amino]-1,3,5-triazina-2,4-diil]diimino]bis-,bis(2-etilhexil) DIOCTYL (ou DIETHYLEXYL) BUTAMIDOTRIAZONE 10,00%
34 2,2`-metileno-bis-6-(2H-benzotriazol-2-il)-4-(tetrametil-butil)-1,1,3,3-fenol Metileno bis-benzotriazolil tetraetil butil fenol METHYLENE BIS-BENZOTRIAZONYL TETRAMETHYLBUTYLPHENOL 10,00%
35 Sal monosódico do ácido 2,2`-bis-(1,4-fenileno)- 1H-benzimidazol-4,6-dissulfônico BISIMIDAZYLATE 10%(expresso em ácido)
36 (1,3,5)-triazina-2,4-bis{[4-(2-etil-hexiloxi)-2-hidróxi]-fenil}-6-(4-metoxifenil) ANISOTRIAZINE 10,00%

Protetor solar físico – Como fica UVA e UVB?

O óxido de zinco e o dióxido de titânio refletem a luz e por isso são eficientes para filtrar os raios UVA e UVB. Aqui a lista das substâncias nos filtros solares e o quanto protegem dos raios UVA e UVB.

FDA-comparison

A maior parte das pessoas que pesquisam sobre ingredientes mais saudáveis nos produtos de higiene e beleza (cosméticos) usa  base de dados: EWG´s Skin Deep Cosmetics database https://www.ewg.org/skindeep/ que dá uma pontuação a cada ingrediente dependendo do grau de toxidade e sustentabilidade.

Vejamos aqui a pontuação do Óxido de Zinco:

EWG Óxido de Zinco

Atualmente estão fazendo o óxido de zinco e do dióxido de titânio nas versões nano, ou seja, esses ingredientes são manipulados em escala atômica/molecular reduzidos a nanômetros. O motivo é justamente tornar o produto invisível, mantendo as características de barreira física para o sol. A questão é que a redução permite que esses ingredientes ultrapassem mais ou em maior quantidade barreiras como a pele e os órgãos. É aí que surge a dúvida sobre a segurança desses ingredientes. Por isso evite produtos em que o óxido de zinco e o dióxido de titânio apareçam na versão nano.

Minha experiência

Eu já usei diversos protetores solares físicos. Há alguns anos atrás a Weleda tinha um filtro solar físico na bisnaga de alumínio, usei alguns tubos no rosto até que o produto foi descontinuado. Desde então não usei mais protetor solar no rosto. Quando a Bioart surgiu passei a usar a maquiagem (primeiro o Pó Facial e atualmente a Base e o Pó como protetor solar físico no rosto). As maquiagens da Bioart contém dióxido de titânio, não nano o que permite tanto a barreira física como colocar no rótulo que o produto cumpre com essa função. Se o único ingrediente que compõe a barreira física fosse a argila a Bioart não poderia dizer que o produto funciona como protetor solar, segundo a ANVISA.

Existem ingredientes vegetais que funcionam como filtro solar e eu desconheço. Toda barreira física sei que funciona por ser uma barreira física: argila, urucum, mas se passar uma camada generosa de farinha, cinzas ou maisena no rosto vai funcionar também. A questão é: quem quer sair com a cara cheia de cinza ou farinha? Por isso a Base e o Pó Facial da marca Bioart que distribuímos que são a base de argila e nos ajudam por serem uma camada física, mas da cor da pele

Nossa solução: Protetor solar facial  natural, físico e vegano Bioart

O Protetor Solar natural, físico e vegano da Bioart que distribuímos é o primeiro protetor solar natural com registro na ANVISA e teste de FPS no Brasil. A Bioart nossa marca parceira desde o início da Caule está investindo em pesquisas com o protetor solar natural há pelo menos 4 anos. Realmente não é simples desenvolver um protetor solar natural que corresponda a todas exigências da ANVISA. E que ao mesmo tempo corresponda às exigências das pessoas que querem um protetor solar realmente natural, físco e vegano. Porque queremos que o produto além de natural de verdade tenha um cheirinho delicioso e uma espalhabilidade excelente, não é mesmo. Bom! Parabéns para a Soraia que é mão da Bioart e conseguiu essas façanhas para nossa alegria.

 Para conferir a parte visual  da aplicação colocamos esse vídeo que fizemos no dia do lançamento – clique aqui.

Aqui os ingredientes para conferir como ele é mesmo natural e cheio de ingredientes que deixam a nossa pele ainda mais saudável.

Ingredientes: Aqua, Cymbopogon citratus flower water,  Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Oil, Jojoba Esters, Polyglyceryl-2- Stearate, Glyceryl Stearate, Stearyl Alcohol, Propanediol, Kaolin, *Titanium Dioxide, Zinc Oxide, Ethyl Macadamiate, Silica, Stearic Acid, Euterpe oleracea fruit oil, Tocopherol, Phospholipids, Calendula officinalis flower extract, Heptyl Undecylenate, Tapioca Starch, Olive Oil PEG-7 Esters, Ethylhexyl Olivate, Camellia sinensis leaf extract, Glyceryl Caprylate. / *Titanium Dioxide (nano Free).

O Protetor Solar natural, físico e vegano da Bioart é

– A Composição natural  contém ativos como:  Açaí, Calêndula, Jojoba, minerais naturais e ativos Biomiméticos.
– O primeiro protetor da linha Bioart Solar é indicado para face, colo e mãos.
– Foi idealizado para todos os tipos e cores de pele.
– É livre de  toxinas químicas comuns em protetores solares sintéticos, como: parabenos, talco, perfume sintético, paba, benzofenona, oxibenzona, óleo mineral e derivados de silicone.
– O Protetor Solar Bioart possui dermo afinidade. Em questão de minutos ele se adapta a pele, proporcionando cor natural, textura leve e toque seco. Tem FPS 30 e funciona por formar uma barreira mecânica bloqueando os raios solares UVA e UVB na pele.

Clique qui no link para ver mais informações do Protetor solar facial natural, físico e vegano da Bioar na nossa loja.

Conspiração? Não, lucro como prioridade principal

A indústria cria um novo ingrediente sintético, testa por pouco tempo em animais. Em geral, sem considerar a interação  deste ingrediente com outros ingredientes e infinitos elementos e lança a novidade como alta tecnologia. Essa molécula privada para ser usada por outros demandará pagamento de Royalties ao laboratório criador. Sim, por isso se investe tão pouco em pesquisa de ingredientes naturais.

Depois que a população  descobre os malefícios e começa a divulgar as informações eles começam a divulgar “malefícios” dos ingredientes naturais alternativos. Ainda que de forma leviana, passando pelo ridículo, mas preocupante pelo tão explícito que fica a manipulação da informação. Como andou acontecendo com o Óleo de Coco na Rede Globo.

Por isso é sempre importante buscar mais fontes de informação. Eu pessoalmente acredito na sabedoria da natureza e dos povos originários. Pense em quem está mais comprometido com a manutenção da vida no planeta…

E agora…

🧺 clique aqui e veja o que selecionamos pra você de proteção solar na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!

👯‍♀ clique aqui para conferir lojas e mulheres que revendem aí perto para deixar a sua vida, a delas e o mundo melhor!

🙆🏻‍♀📦💁🏽‍♀ clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.

Outros posts relacionados:

Filtro Solar: Usar ou não usar – Eis a questão

Protetor solar e impacto nos oceanos

Filtro solar e vida saudável neste verão

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *